Mastopexia – Com ou sem prótese

woman examining breast mastopathy or cancer

A principal queixa entre estas mulheres é que: “minha mama está olhando para baixo” “o lápis já fica preso” …

Para este problema indicamos a mastopexia, ou seja, retiramos o excesso de pele com uma cicatriz em “T” invertido, assim reposicionamos as aréolas fixamos a glândula mamária à musculatura peitoral com pontos que não absorvem ficando assim com um resultado natural e duradouro.

A opção por inclusão de uma prótese é geralmente para aquelas que possuem grande flacidez, mas que não possuem glândula mamária suficiente para que obtenhamos um colo mamário bem projetado, que é o desejo de todas as mulheres! Não muito volume, mas sim um colo arredondado e bonito nos decotes!!!

A técnica a ser utilizada, no entanto, pode variar de acordo com o tamanho, formato e flacidez das mamas e o procedimento pode ser associado à colocação de prótese de silicone, para um seio mais volumoso e de novo formato.

Não utilizo pontos e sim cola cirúrgica na mastopexia. A grande vantagem é que o paciente não precisa fazer curativo e nem retirar pontos, e apenas tomar banho com água e sabão. A cola cirúrgica solta sozinha em 21 dias de acordo com a cicatrização do paciente.

 

ANESTESIA

 

A anestesia mais adequada depende da avaliação médica e do paciente. Na mastopexia, as opções são anestesia local com sedação e anestesia geral.

 

RECUPERAÇÃO

 

É normal que a paciente sinta desconforto e inchaço durante os primeiros dias que seguem a cirurgia. Para auxiliar no processo de recuperação, um sutiã cirúrgico deve ser usado no primeiro mês após a cirurgia para dar segurança aos seios. Uma das recomendações do pós-operatório da mastopexia é o repouso durante os três primeiros dias.

As atividades cotidianas podem ser retomadas em 30 dias, desde que sejam sem esforço físico. As atividades físicas aeróbicas poderão ser retomadas em 30 dias, porém a musculação e os exercícios físicos pesados com o uso dos braços só estão liberados em 2 a 3 meses. O paciente pode voltar a dirigir em 21 a 30 dias.

Não se deve dormir de bruços ou de lado por pelo menos 45 dias. Não tome sol por dois meses após a mastopexia para evitar manchas e cicatrizes escurecidas. A mama ganha a forma definitiva em três meses.